quinta-feira, 22 de abril de 2010

Reflexão: Obras de Misericórdia

Texto: Cfd. Aluizio da Mata


Jesus pediu a Santa Faustina que propagasse a Festa da Divina Misericórdia e que tal festa deveria ser realizada no primeiro domingo depois da Páscoa.
Para quem não sabe ou não se lembra, Jesus prometeu que quem se confessasse e comungasse naquela celebração não se perderia, pois Ele iria distribuir uma imensidão de graças e na hora da morte a pessoa encontraria NELE o refúgio necessário para tão terrível momento.
E Jesus completou: “É a minha última tábua de  salvação dada à humanidade”.
Sei que Ozanam se inspirou nos ensinamentos de Jesus, para fundar a Sociedade de São Vicente de Paulo.
E Jesus foi quem melhor praticou as Obras de Misericórdia. Melhor modelo Ozanam não poderia ter.
Se nos lembrarmos das Obras de Misericórdia, tanto as Corporais quanto as Espirituais veremos que elas devem fazer parte do cotidiano do vicentino. Que vicentino não é chamado para praticar as Obras Corporais: “Dar de comer a quem tem fome; Dar de beber a quem tem sede; Vestir os nus; Dar pousada aos peregrinos; assistir aos enfermos; visitar os presos; enterrar os mortos”?
E também praticar as Obras Espirituais: “Dar bons conselhos; Ensinar os ignorantes; corrigir os que erram; Consolar os tristes; Perdoar as injúrias; Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo; Rogar a Deus pelos vivos e defuntos”?
Cada confrade e cada consócia deveriam na reunião semanal da sua Conferência fazer um exame de consciência para ver se durante a oitava praticaram todas as obras de Misericórdia.
Se dermos uma parada agora e meditar sobre as sete Obras de Caridade Corporais e as Sete Obras de Caridade Espirituais, poderemos dizer que as estamos praticando?
É interessante notar que Deus dá a todas as pessoas a oportunidade de praticá-las quando coloca em nosso caminho a nossa família, nossos amigos, nossos conhecidos, e aos vicentinos, em especial, Ele ainda dá os assistidos para que possamos praticar tais virtudes. Cabe um exame de consciência sério. Se conseguirmos praticar algumas dessas Obras, estaremos no caminho certo, mas se praticarmos todas elas estaremos no caminho da santidade.
E é isso que Deus quer de cada um de nós.


Fonte: www.maikol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário