sexta-feira, 15 de maio de 2009

É preciso amar a Cristo no pobre e na Eucaristia

Por Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues¹

O Senhor está em nosso meio sempre, e de formas variada. Está na palavra que acabamos de ouvir, está na assembléia, está na pessoa do padre, está de uma forma muito especial na consagração. Está presente também em cada um de nós, na esposa, no esposo, nos filhos que devem ser amados pelos pais. Precisamos encontrar Jesus no pobre. “Tive fome e me deste de comer, tive sede e me deste de beber, está nu e me vestisse, preso e fostes me visitar” O Cristo que encontramos na eucaristia precisa ser encontrado com igual amor no pobre. Nós temos uma missão. Servir a Deus. Eu acho que a pergunta não é tanto se você vai a Igreja celebrar a missa mas sim se vocês querem servir a Deus ou a riqueza, ou ao poder, a ostentação, ao luxo, aos bens deste mundo. E a resposta deve ser: queremos servir ao Deus Pai de nosso senhor Jesus Cristo, unidos com Jesus e com Maria na companhia de todos os santos, São Vicente e Ozanam. Não podemos servir a Deus e ao dinheiro. Dinheiro, comida é importante, mas é para chegar na mesa de todos. Todos devemos trabalhar. Que coisa é ter homens e mulheres que possam trabalhar. Mas é preciso que no coração das pessoas esteja presente este mandamento: Só ao Senhor teu Deus. Servir a Deus significa servir ao próximo. Nós devemos servir ao próximo, nós devemos nos servir. O compromisso de todo o cristão, e muito especial de nós vicentinos, é ver Jesus presente no pobre. Se todos começassem a viver o evangelho de Jesus, de hoje pra manhã, o mundo seria 80% melhor. È preciso globalizar a solidariedade. Até agora só sem tem globalizado a cobiça, a inveja, a luta pelo poder. A própria escola inclusive está encarregada de passar drogas para nossas crianças. O Santo Padre o Papa pede em sua carta que criemos uma nova fantasia da caridade, uma criatividade do amor. Que o gesto de doação seja sentido não como esmola mas como gesto de amor. Precisamos seguir a palavra, o ministério da liturgia. Vocês estão aqui porque o senhor te chamou. Vocês são missionários na construção de um mundo novo. O importante é crer em tudo o que a Igreja ensina, principalmente que Jesus está presente no pobre. Jesus está presente no pobre, no miserável, no mal vestido. O mesmo Jesus que está presente na eucaristia, numa presença singular, está escondido no próximo. A eucaristia é o nosso alimento espiritual. O Papa escreveu uma carta sobre a eucaristia recentemente e nela recomenda a visita ao Santíssimo Sacramento. Participe da eucaristia. Quando participamos da eucaristia recebemos a graça de Deus de poder amar os pobres. Que a missa de hoje nos fortifique, nos fortaleça, que saíamos daqui com renovado amor, com força para amar aqueles que a nós foi confiado: Deus na presença do pobre.²

¹ Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, Bispo da Diocese de Lorena
² Homilia da Santa Missa do 16º AVIV




Nenhum comentário:

Postar um comentário